quarta-feira, 1 de junho de 2011

Como o Japão conseguiu se reerguer após a Segunda Guerra Mundial ?

   
Determinacao da nacão em progredir. O Japão, antes da guerra, investiu pesado em educação...tanto que a maioria dos imigrantes que vieram pra cá eram formados: médicos, dentistas etc.
Segunda Guerra Mundial
     Depois da guerra eles receberam uma ajuda muito grande dos EUA, um Plano Marshall do oriente, pra frear o comunismo. Eles investiram e se desenvolveram, com mão-de-obra qualificada e educação de primeira ficou mais fácil. O Japão como nenhum outro país investiu absurdamente em uma simples aréa : TECNOLOGIA. Soube utilizar os aportes financeiros do Estados Unidos, no após guerra e aliado a sólida observância as leis e tradição milenar, alicerçada no nivel cultural da população, transformam a Nação do sol nascente, em potência internacional. Povo de garra e tradição.

     Durante alguns anos após a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial, a economia da nação ficou quase totalmente paralisada em virtude da destruição causada pela guerra, com uma séria escassez de alimentos, uma inflação descontrolada e um agressivo mercado negro. A nação perdeu todos os seus territórios de além-mar e a população ultrapassou a marca dos 80 milhões de habitantes, com o acréscimo de cerca de seis milhões de repatriados do exterior. Fábricas foram destruídas pelo fogo dos ataques aéreos. A demanda interna caíra com a cessação das encomendas militares e o comércio exterior era restrito pelas forças de ocupação. Mas o povo japonês começou a reconstruir a economia devastada pela guerra, auxiliado no início pela ajuda à reabilitação dos Estados Unidos. Em 1951, o Produto Nacional Bruto foi recuperado ao nível de 1934-36. O crescimento populacional inibiu a recuperação da renda per capita da nação, mas em 1954 esse indicador também recobrou o nível de 1934-36 em termos reais. O pessoal militar desmobilizado e os civis desconvocados juntaram-se ao mercado de trabalho proporcionando uma larga oferta de trabalhadores para a reconstrução econômica no início do período do pós-guerra.

      Várias reformas sociais realizadas após a guerra ajudaram a moldar uma estrutura básica para o subsequente desenvolvimento econômico. A desmilitarização do pós-guerra e a proibição de rearmamento estabelecidas pela nova Constituição eliminaram o pesado ônus provocado pelos gastos militares sobre os recursos econômicos da nação. A dissolução dos Zaibatsu (enormes monopólios empresariais) libertou as forças da livre concorrência, e a propriedade da terra cultivável foi redistribuída em grande quantidade entre os antigos arrendatários agricultores, dando-se a eles novos incentivos para a melhoria de seus lotes. Também foram removidos os obstáculos às atividades sindicais, tendo como resultado o fato de a segurança de emprego dos trabalhadores tornar-se mais protegida e abriu-se o caminho para o aumento constante dos níveis salariais.

Clique na Imagem para continuar lendo !



    Com o 'sistema de produção prioritária', deu-se ênfase ao aumento da produção do carvão e do aço, os dois principais focos do esforço industrial do país. A elevação da produção do aço estabeleceu a base para uma decolagem global da produção, caracterizando um impulso no investimento de capital, sustentado pela recuperação do consumo. Em seguida, a produção foi incrementada não apenas nas indústrias de base, tais como a do aço e dos produtos químicos, mas também em novas indústrias produtoras de vens de consumo, tais como as de aparelhos de televisão e de automóveis.

      A economia japonesa continuou a expandir-se rapidamente de meados dos anos 50 até a década de 1960, tendo sofrido apenas duas breves recessões, em 1962 e em 1965. A taxa média de crescimento anual esteve próxima dos 11% em termos reais, durante a década de 1960. Compare-se isto com os 4,6% da República Federal da Alemanha e os 4,3% dos Estados Unidos, no período de 1960 a 1972. E essa taxa também ficou bem acima do dobro da média da taxa de crescimento do próprio Japão de antes da guerra, que era cerca de 4% ao ano. Organização,competência,força de vontade política e para mostrar aos EUA e ao mundo que aquele pais renasceria e seria o melhor,que ninguém derrubaria os niponicos... O nível educacional e de escolaridade da população era muito alto. Existe uma tradição milenar de hierarquia e obediência às leis em todos os níveis. Os americanos queriam uma força para conter o comunismo na China e na Coreia. Construiram bases no Japão e injetaram muito dinheiro na reconstrução. Receberam uma grande quantidade de dinheiro dos EUA, que embora tenham se divertido destruindo e matando japoneses, não queriam uma nação miseravel ao lado das duas maiores potencias socialistas do mundo, a URSS e a China. Além disso, ter no Japão um aliado politico era estratégicamente interessante aos EUA, da mesma forma que Cuba era interessante à URSS. Passaram então a enviar dinheiro e investir no Japão, de forma ao pais não ficar tentado a se tornar socialista.

      Os japoneses pegaram quase todo o dinheiro e investiram em educação. Assim, em uma geração, já tinham profissionais altamente capacitados trabalhando na área tecnológica, desenvolvendo novas pesquisas e produtos. Com isso, o Japão conseguiu não só se reerguer, mas se tornar uma das maiores potencias economicas da atualidade.
 
Com informações do site LASBLOG

5 comentários: