terça-feira, 7 de junho de 2011

Conheça os Aspectos Geográficos do Japão:

Placas Tectônicas do Japão

Geografia do Japão

O arquipélago japonês, esta localizado na costa oriental do continente asiático e se estende por cerca de 3.800 quilômetros de comprimento. Consiste em 4 ilhas principais: Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku.

O clima

O Japão se encontra na zona temperada e na região de clima de monções. Sofre com grandes massas de ar carregadas de umidade, e as chuvas abundantes e o clima temperado produzem vegetação rica que favorece a agricultura. Suas quatro estações são bem definidas.

Vegetação

A vegetação predominante no Japão são as florestas, que cobrem grande parte das regiões montanhosas do país. Cerca de 57% do seu território japonês é coberto por florestas.

Hidrografia

Os cursos fluviais são de pequeno porte, mas se tem água em abundância.


O Monte Fuji (富士山 Fuji-san)
é a mais alta montanha de  todo o Japão
 e a 35ª mais alta do mundo

Relevo

No Japão é predominante o domínio de dobramentos modernos, que ocupam grande parte do país e pó uma intensa atividade vulcânica. Hoje no Japão existem 67 vulcões ativos e latentes.

O Japão esta localizado entre três placas tectônicas, isso ajuda a explicar a freqüência com que o país sofre abalos sísmicos e a magnitude elevada.

As placas tectônicas são blocos rochosos, alguns de dimensões continentais, que dão sustentação à superfície da Terra. Cada placa resulta de "colagens" de placas anteriores, formadas há milhões de anos. Por isso, sua formação é cheia de falhas. E é essa movimentação das falhas que provoca terremotos. Podem causar também deslizamentos de terra, tsunamis e até mudanças na rotação do planeta.

A tecnologia dos prédios do Japão

Os prédios são construídos com alta tecnologia de engenharia civil desenvolvida há anos pelos japoneses para minimizar os prejuízos e mortes causados pelos desastres naturais. Nas suas construções são usada suspensão no alicerce que amortece a tremedeira, paredes com amortecedores que evita que o prédio entre em ressonância durante o terremoto, e peso que cancela movimentos instalados no topo que compensa as oscilações do edifício.

Texto: Tulyo Félix, membro do grupo.
Matéria presente no Referencial Teórico do Projeto

2 comentários: