sábado, 11 de junho de 2011

Japão homenageia vítimas três meses após terremoto


Três meses depois do terremoto e do posterior tsunami que assolou o nordeste do Japão, várias cidades lembraram neste sábado (11) os 23.639 mortos e desaparecidos do desastre em meio a chamadas para que a reconstrução do país seja acelerada Toru Yamanaka/AFP
EFE
UOL Notícias

Três meses depois do terremoto e do posterior tsunami que assolou o nordeste do Japão, várias cidades lembraram neste sábado os 23.639 mortos e desaparecidos do desastre em meio a chamadas para que a reconstrução do país seja acelerada.

Na cidade de Ishinomaki, na província de Miyagi e uma das mais afetadas pela tragédia, residentes e voluntários alçaram cerca de dois mil estandartes enviados por todo o país em memória das vítimas.

Nesta mesma cidade, os pescadores e trabalhadores portuários lembraram seus companheiros falecidos com um minuto de silêncio entre as tarefas de reconstrução do porto, informou a cadeia pública "NHK".

Em Yamada, na província de Iwate, o prefeito enviou uma mensagem a todos seus cidadãos através dos alto-falantes de emergência para encorajá-los a "seguirem juntos" na recuperação.

Três meses depois do terremoto de 9 graus na escala Richter de 11 de março, mais de 90 mil pessoas ainda vivem em abrigos, já que só foram construídas 28 mil das 52 mil casas temporárias previstas pelo Governo.

Além disso, muitos dos evacuados rejeitaram se mudar para essas casas alegando que nelas carecem dos serviços básicos necessários, ao contrário do que ocorre nos centros de voluntários.

Segundo uma enquete divulgada neste sábado pela "NHK", 77% dos 500 evacuados das zonas afetadas ouvidos acreditam que a reconstrução não progride ou que é realizada sem a rapidez necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário