terça-feira, 21 de junho de 2011

No Japão, verão é época de brincar de coletar insetos

Menino brinca de mushitori em parque no Japão
Mushitori é tradicional atividade das férias das crianças japonesas
    No Japão, as estações do ano são muito bem definidas, com cada uma tendo uma paisagem marcante e também seus próprios eventos. Entre as atividades típicas do verão para as crianças, está o mushitori, literalmente, “coleta de insetos”.

     O kabuto mushi é um besouro típico da ÁsiaNas lojas, quiosques são montados para vender acessórios como redes, gaiolas, rações e viveiros para os insetos. Besouro, borboleta, cigarra, libélula e louva-a-deus são alguns dos mais procurados no mushitori. O kabuto mushi é o mais popular: trata-se de um besouro com uma espécie de chifre (kabuto, em japonês, significa capacete, especialmente no sentido militar).

O kabuto mushi é um besouro típico da Ásia
     O mushitori confere à criança a percepção das estações do ano, conceito muito prezado entre japoneses, além de ajudar no desenvolvimento do senso de responsabilidade de criar um bicho de estimação. Como os insetos têm uma expectativa de vida relativamente curta e com fases muito distintas, a criança pode ter uma noção do ciclo da vida.

     As crianças também são estimuladas a manter um diário ilustrado (chamado eniki, em japonês), no qual fazem anotações e desenhos sobre o que observam durante a criação do inseto. Algumas escolas incluem o mushitori como tarefa para as férias de verão.

     Como uma atividade cujos primeiros registros remetem ao século 17, o mushitori e os insetos estão presentes na cultura popular moderna do Japão. O seriado Kamen Rider faz clara referência aos besouros. Satoshi Tajiri costumava brincar com insetos na infância; anos depois, criou a milionária franquia Pokémon.

     A série de games Boku no Natsuyasumi (Minhas Férias de Verão) mostra as brincadeiras típicas de um menino do século 20 que passa as férias no campo. Atualmente, o mushitori tem a concorrência de brinquedos mais modernos e eletrônicos, mas ver as crianças com suas redes e gaiolas andando pelos parques ainda faz parte do verão japonês, que começa em junho e termina em agosto.

Com informação do site Made in Japan

Nenhum comentário:

Postar um comentário