segunda-feira, 6 de junho de 2011

Saiba como aconteceu a Imigração Japonesa no Brasil :




Japoneses Chegando ao Brasil

     No ano de 2008, comemorou-se aqui no Brasil 100 anos da imigração japonesa. Tudo se iniciou em 18 de junho de 1908, quando chegou ao porto de santos o navio Kasato Maru, que trouxe 165 famílias de japoneses.

     Segundo o site oficial do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, os motivos que se deram essa imigração são simples. O Brasil precisava de mão-de-obra estrangeira para as lavouras de café, enquanto o Japão estava em grande crescimento populacional. A economia nipônica não conseguia gerar empregos necessários para toda população, então, para suprir as necessidades de ambos os países, foi selado um acordo imigratório entre o governo brasileiro e japonês.

    O começo da imigração foi um período difícil, pois os japoneses se depararam com muitas dificuldades. A língua diferente, os costumes, a religião, o clima, a alimentação e até mesmo o preconceito tornaram-se barreiras à integração dos nipônicos aqui no Brasil. Muitas famílias tentavam retornar ao país de origem, porém, eram impedidas pelos fazendeiros, que as obrigavam a cumprir o contrato de trabalho, que geralmente era desfavorável aos japoneses. Mesmo assim, eles venceram estes problemas e prosperam. Embora a ideia inicial da maioria fosse retornar para a terra natal, muitos optaram por fazer a vida em solo brasileiro obtendo grande sucesso.

    A maioria dos imigrantes japoneses tinha a pretensão de enriquecer no Brasil e voltar ao Japão em, no máximo, três anos. O enriquecimento rápido em terras brasileiras, porém, mostrou-se um sonho quase impossível. Além dos baixos salários, os imigrantes ainda tinham descontado do pagamento a passagem e precisavam comprar tudo o que consumiam do fazendeiro para quem trabalhavam. Em pouco tempo estavam endividados.

     Atualmente, o Brasil tem a maior população japonesa fora do Japão. São cerca de 1,5 milhão de pessoas, das quais, aproximadamente 1 milhão vivem no Estado de São Paulo. Atualmente, a colônia japonesa no Brasil está dividida em:

• Isseis (japoneses de primeira geração, nascidos no Japão): 13%.
• Nisseis (filhos de japoneses): 31%
• Sanseis (netos de japoneses): 41%;
• Yonseis (bisnetos de japoneses): 13%

        Além do Estado de São Paulo, a colônia japonesa também tem forte presença nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Brasília e Pará.

-> Em Brasília existem vários pontos que são referências à população japonesa, como: restaurantes japoneses, jardim japonês de Brasília, associações nipo-brasileiras (7 ao todo), templos budistas, cursos e escolas de japonês, embaixada oficial do Japão entre outros.

-> Em Brazlândia-DF acontece a Festa do Morango, uma tradicional festa agrícola. Este evento tem como principal objetivo arrecadar capital para as famílias nipônicas com a venda dos morangos. Os japoneses são os maiores produtores de morango do Centro-oeste.

Texto: Uanderson Cavalvante, membro do grupo.
Presente no Referencial Teórico do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário