- Sobre o Projeto -


Tema do Projeto: O país Japão.

Título: “Japão: O Fim ou Um Novo Começo?”

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- POR QUE TRABALHAR O TEMA? - 

 
     Existem diversos tipos de situações presentes nesse tema, primeiramente é preciso provar que a cultura japonesa é muito presente em Brazlândia. Em nossa cidade, possuímos uma das mais famosas festas que cultivam a agricultura do Distrito Federal, a “Festa do Morango”. Todo ano essa festa recebe centenas de pessoas, mas o que a população e seus visitantes não sabem é que existem tradições de cultivo e plantio que passam de geração em geração e é nessa perspectiva que queremos aprimorar nossos conhecimentos sobre o tema e passar a escola na Mostra Cultural de IC o funcionamento e a influência sobre a nossa cidade. Os japoneses são responsáveis pelo abastecimento de Brasília em relação à alimentação.

    Quando se ouve falar no país Japão, logo surgem ideias baseadas em clichês, o grupo tem a missão de ir além desses estereótipos. O tema é muito rico e detalhista, é preciso fazer uma seleção dos assuntos mais importantes a se tratar, para não ficar apenas na mesmice.

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- POR QUE O TEMA É IMPORTANTE? -

Marie Curie, cientista homenageada pelo
Ano Internacional da Química

        O tema Japão é muito atual, a principal justificativa a ser abordada é o fato do que aconteceu no país esse ano. Trabalhar esse tema pode ajudar o grupo e a comunidade escolar, por tratar de um assunto que com certeza pode ser cobrado em exames de seletividade como PAS (Programa de Avaliação Seriada) e os vestibulares. Nesses exames são cobrados atualidades, e o Japão envolve duas áreas. A química pelo desastre radioativo, onde em 2011 é o ano internacional da química e a cientista homenageada é a polonesa Marie Curie (1867-1934) que é das grandes cientistas da história. Há cem anos recebeu o prêmio Nobel de Química. E isso não é tudo: oito anos antes havia ganhado um prêmio Nobel de Física pela descoberta da radioatividade. Na matriz curricular do 2º ano do ensino médio é presente o conteúdo “radioatividade”. A outra vertente é o meio ambiente, a tragédia japonesa envolveu um terremoto seguido de tsunami. Assuntos que voltaram ao alvo da mídia nos últimos dias.

      Outro ponto forte do tema é a forte presença nipônica no Brasil. O Brasil possui a maior colônia japonesa internacional localizada em São Paulo. Para ser mais específico a respeito da presença do tema, basta observar que em Brazlândia essa população é muito acentuada. Projeto INCRA foi um pedaço de terra dedicada aos japoneses para produzir alimentos aos pioneiros que construíam a capital federal.

       É importante trazer para a escola um pouco da cultura milenar do Japão, mostrando a sua influência no Brasil, movimentos artísticos como o modernismo brasileiro foi muito influenciado pelos imigrantes japoneses. Demostrando com isso que a população nipônica são mais do que pessoas que possuem “olhos puxados”. A tecnologia e a economia japonesa são fontes de inspiração em todo o mundo, sua mercadoria impulsiona a economia mundial juntamente com sua política centrada.

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- OBJETIVOS -

Objetivos Gerais:

     Demostrar a escola e a comunidade de Brazlândia a cultura que mais influência a cidade, deixando de lado clichês que giram em torno da cultura japonesa.

Objetivos Específicos:

    Conhecer melhor as famílias que promovem a cultura japonesa sem deixar de lado o respeito à tradição milenar contida na população nipônica. Fazendo pesquisas profundas acerca do tema vamos conhecer alguma das mais de 25 associações, escolas e cursos que promovem esta de cultura, ou seja, é uma tradição presente em Brasília.
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Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia
Referência Final

    Projeto realizado pelo grupo 01 da turma 2º “E” do matutino do Centro de Ensino Médio 01 De Brazlândia DF (Br).  Professora que leciona disciplina Integrando as Ciências: Lina Pereira, matéria presente na matriz curricular desta instituição de ensino.

Orientadores do Grupo: Schneyder Hermsdorf , Minoru Uchigasaki & Aurea Satomi